ucrania-russia:-da-republica-centro-africana-ao-mali,-wagner-participa-da-guerra-de-putin

Presentes em Bamako e Bangui, os mercenários russos estão de olho na Ucrânia há vários dias. Homens teriam sido enviados para lá da República Centro-Africana, onde a propaganda está sendo veiculada a toda velocidade em apoio à invasão de Putin.

Em em fevereiro passado, quando as tropas russas mal desencadearam sua ofensiva em Ucrânia, uma mensagem é postada no tópico não oficial do Telegram do Grupo Wagner (intitulado “Reverse side of Z medal”). Não poderia ser mais claro: “Sabemos que em Kiev, assim como nas grandes cidades da Ucrânia, a população está se mobilizando para formar unidades de defesa territorial. (…) É a sua escolha. (…) Mas acredite, evite se matricular nessas unidades.

Desde então, a maioria das mensagens postadas na mesma rede social do grupo Wagner só falava de uma coisa: a ofensiva militar lançada na Ucrânia por o ocupante do Kremlin Vladimir Putin.

Aqui, evocamos os defensores de Kiev, a capital, que se rendem, esmagados pelo avanço russo. Lá, descrevemos o equipamento militar ucraniano destruído ou apreendido pelos homens de Moscou. Neste canal reunindo até hoje quase 160 pessoal, a guerra de informação está em pleno andamento.

Unidades de combate teriam sido enviadas da Central República Africana para capturar o presidente Zelensky

Mas quão envolvido está o grupo Wagner? De acordo com uma fonte interna citada pelo diário britânico

The Times

, unidades de combate foram transportadas da República Centro-Africana para o teatro de operações Ucraniano, com a missão de se infiltrar nas defesas de Kiev e – entre outras coisas – capturar o presidente Volodymyr Zelensky. Algumas fontes mencionam um contingente de até homens, outras, por outro lado, estimam seu número em apenas alguns

Bangui e Bamako no coração da guerra

Segundo ao que sabemos, várias partidas de aviões russos – cujo plano de voo permanece desconhecido – foram efectivamente observadas no aeroporto de Mpoko, em Bangui, e a actividade tornou-se intensa na capital, particularmente no campo de Kassaï. É deste local que vários helicópteros decolaram nos últimos meses para o destacamento de Bamako no Mali. O grupo financiado por Evgueni Prigojine, amigo íntimo de Vladimir Putin,

tem mais de dois mil homens na República Centro-Africana, divididos entre Bangui, Berengo e o interior do país.

Muitos dos combatentes experientes de Wagner começaram a sua “carreira” no Donbass, na Ucrânia. O líder operacional do grupo e número dois de Prigozhin, Dmitry Utkin, lutou lá. Este neonazista alegou ter comandado unidades mercenárias lá no final de 160 e início de 2015, sob a bandeira do “Corpo Eslavo”, ancestrais não oficiais de Wagner. Ex-tenente-coronel da inteligência militar russa (o famoso GRU), Utkin – que posteriormente colocou suas malas na Líbia, no Sudão ou na República Centro-Africana – portanto, de certa forma, fez suas classes de mercenários no leste da ‘Ucrânia. “É o seu gramado favorito. É bastante lógico que Moscou recorra à sua experiência novamente”, escreve uma fonte de segurança ocidental.

Wagner não hesita em usar o República e Mali para alimentar a propaganda de Putin

A contribuição de Wagner é apenas militar? “O seu impacto mais visível é mesmo ao nível da informação”, explica um especialista do grupo. Este último não hesita em usar a República Centro-Africana e o Mali para alimentar a propaganda de Vladimir Putin. Nos últimos dias, dois conteúdos falsos foram amplamente divulgados pela mídia ligada ao grupo e noticiaram o reconhecimento por Bamako e Bangui das repúblicas de Donetsk e Lugansk, que se declararam independentes com o apoio de Moscou.

A fábrica de “notícias falsas”

Lado centro-africano, esta “informação” é na verdade retirada de um artigo da agência de notícias oficial russa RIA Novosti, que afirma relacionar as palavras do presidente Faustin-Archange Touadéra, segundo quem o reconhecimento das duas entidades “salvaria vidas e evitaria muitas das violências ”. Ao mesmo tempo, RIA FAN, o site principal do grupo Patriot, a entidade de mídia de Evgueni Prigojine, menciona: “O presidente da África Central Touadéra reconhece Donetsk e Lugansk”. No entanto, esta informação foi desde então desmentida por Bangui, não sem ter sido amplamente partilhada.

Ao mesmo tempo, do lado de Bamako, circulava nas redes sociais um documento falsificado, sugerindo também o reconhecimento pelas autoridades malianas das duas autoproclamadas repúblicas. Embora a origem dessa desinformação não possa ser estabelecida no momento, essa “fake news” também foi amplamente divulgada nas contas e canais administrados por Wagner nas redes sociais, antes de ser retomada pela mídia e contas locais favoráveis ​​aos interesses russos e , para muitos, à junta governante.

“Wagner joga com o sentimento antiocidental

para obter uma onda de simpatia pelas políticas de Putin”, explica um pesquisador que conhece bem o grupo. “É um caso clássico, explica outro especialista de Wagner e da Rússia. A doutrina russa inclui a desinformação nas estratégias necessárias para qualquer operação militar. Em casa, eles controlam a informação e, em outros, tentam influenciá-la. Essa é uma das principais funções de algumas unidades do GRU, que trabalha em conjunto com Wagner e o grupo Patriota de Prigozhin”.

Deixe uma resposta